Sobre o autor

Para os que não me conhecem, escrevo sobre cinema e literatura e o faço por pura paixão. Brincando, costumo dizer que escorreguei do útero para a sala de projeção, e como são ambos escurinhos, ainda hoje não vi muito bem a luz do dia. Não contada a tela, a luz que enxergo bem, ou mais ou menos, é a literária, paixão que veio logo depois, nos intervalos entre um filme e outro.

Este blog pretende disponibilizar aos visitantes a minha produção sobre cinema e sobre literatura, em livrosensaios e artigos. É possível que esta produção deixe transparecer uma terceira e não menos forte paixão: a teoria da linguagem.

Meus dados biográficos que podem, ou não, interessar são os seguintes. Nascido em Sta Rita, Paraíba, em 1946, e desde os quatro anos de idade residente em João Pessoa, sou professor (aposentado) da Universidade Federal da Paraíba, onde lecionei literatura anglo-americana, na graduação, e teoria do texto poético, na pós-graduação. Fiz mestrado em literatura inglesa (Shakespeare) e doutorado em literatura brasileira (a poética de Sérgio de Castro Pinto). Em 1986, fui bolsista Fulbright na Universidade de Indiana, Estados Unidos, onde pesquisei a poesia americana do século vinte, com concentração em e. e. cummings.

Paralelamente aos trabalhos acadêmicos, sempre escrevi sobre cinema, nos jornais locais ou alhures, sobretudo, no suplemento literário “Correio das artes”, onde, até hoje, mantenho coluna de cinema. Sou membro da Academia Paraibana de Cinema e, em 2008, recebi, no Fest-Aruanda o troféu Antônio Barreto Neto de crítica cinematográfica. Sou membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos Cinematográficos).

De uma maneira geral, os livros que tenho publicado refletem o diálogo, nem sempre tranquilo, entre literatura e cinema. Estes livros são: Leitura e poesia: os percursos do gozo (Funesc, 1988), Signo e imagem em Castro Pinto (Editora da UFPB, 1995), Imagens amadas (Ateliê Editorial, 1995), Passou no Bangüê: ensaios de cinema (Funesc, 1996), Leituras poéticas (Memorial da América Latina, 1998), Um beijo é só um beijo (Manufatura, 2002), Literatura e cinema (Unimarco, 2006), e Hollywood em outras línguas: a tradução de títulos de filmes e seus problemas (Editora da UFPB, 2009).

Sobre minha pessoa há pouco mais a dizer, salvo talvez que – malgrado uma congênita, incontrolável e incurável patofobia – amo a vida, a família, os amigos e uma boa mesa. Como Frank Capra, acredito que a felicidade não se compra.

João Batista de Brito

(britobatista@gmail.com)

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Entrevistas

Entrevista concedida em…

Entrevista concedida em…

Entrevista concedida em…

Anúncios

40 Respostas to “Sobre o autor”

  1. sérgio de castro pinto junho 5, 2011 às 4:50 am #

    releve o erro de digitação.
    abraços do
    sérgio

  2. Ramon Arruda outubro 20, 2011 às 4:51 am #

    Querido João, que gratíssima surpresa encontrar esse seu blogue! Eu, que falo regularmente em você e em sua obra com amigos aqui em Brasília, agora posso compartilhar seus textos mais facilmente com eles. Posso, acima de tudo, conceder-me o deleite intelectual que costumo sentir lendo seus textos.

    • Francisco Fernandes dezembro 29, 2011 às 9:02 am #

      Ramon, agora poderemos continuar o cineclube dos velhos tempos com JB, mesmo que virtualmente.

      • Ramon Arruda março 16, 2012 às 2:48 am #

        Ah, Chico, velhos e bons tempos aqueles. Acho que nunca tive tardes de domingo tão instrutivas e, ao mesmo tempo, extremamente prazerosas, como naquele tempo.

  3. Glória novembro 28, 2011 às 7:59 pm #

    Maravilha, Johninho!

    Agora temos uma fonte riquíssima de informação sobre minhas duas paixões maiores: cinema e literatura. Sim, incluo a última porque já li vários artigos que aqui a abordam, e não de forma subsidiária, mas de uma maneira instigante e cheia de conhecimento.
    Grande abraço.
    Glorinha

  4. Germana Costa Rocha novembro 30, 2011 às 1:34 pm #

    Parabéns, João.
    Teu Blog expressa a elegância de tua obra. Elegância feita de concisões, simplicidade e erudição. A visita a ele indispensável para quem ama cinema e literatura.
    Grande abraço,
    Germana

    • João Batista de Brito novembro 30, 2011 às 2:20 pm #

      Agradeço, Germana, suas palavras de incentivo. Fiquemos em contato. Grande abraço afetuoso de João.

  5. Margerete Almeida novembro 30, 2011 às 2:39 pm #

    João meu amigo amado
    O blog está lindo, demorou mais está completo. Para nós, seus leitores e admiradores é uma honra ter seus textos agora disponíveis.
    Você entrou de vez no mundo online e nós agradecemos a empreitada.
    Suas imagens amadas são nossas também !
    bjos
    Margarete

  6. Ed Porto dezembro 3, 2011 às 12:45 pm #

    JB

    no virtual vc fica muito mais real (e perto da gente).

    Abs
    Ed Porto

  7. Águia Mendes dezembro 3, 2011 às 10:11 pm #

    joão, eu o saúdo por sua página. vc escreve como quem dirige um grande filme. sou seu “espectador” de carteirinha, desde muito tempo. vida longa. parabéns.

    • João Batista de Brito dezembro 5, 2011 às 11:54 pm #

      Águia amigo, que responsabilidade vc me dá: tomara que eu não venha a fazer um enquadramento troncho, um movimento de câmera canhestro, um corte brusco, ou qualquer do tipo, que comprometa o filme… Abraço de João.

  8. nirelda moura dezembro 11, 2011 às 11:41 pm #

    João, querido amigo
    Agora temos você completão! A qualquer hora, poderemos folheá-lo, lê-lo, visitá-lo, tê-lo mais próximo, como disse seu amigo Ed. e, assim, usufruir do seu trabalho magnifico.Beijão. Nirelda

  9. rosilma dezembro 12, 2011 às 12:39 am #

    só passeei… mas serei arroz de festa por aqui, como diria minha mãe.
    esse negócio tá um tapete vermelho só!

    um bjo grande, meu caro!

    rosilma

  10. Alômia dezembro 13, 2011 às 2:48 am #

    João, tá bem bonito o blog, refletindo bem seu estilo. Com ou sem pipoca, estarei vez em quando me sentando aqui pra assistir essas imagens amadas que compartilhamos e que parecem ainda mais encantadas qdo “iluminadas” por suas palavras. bjs! Alômia

    • João Batista de Brito dezembro 22, 2011 às 5:18 pm #

      Oi, Alômia, com tantos contatos a responder (ainda bem!) me perdi nos labirintos do blog (aqui para nós todos, não sou muito bom de internet!) e fiquei sem lhe responder; que bom tê-la por aqui e ouvi-la. Beijo afetuoso de João.

  11. Bruno Gaudencio dezembro 21, 2011 às 9:22 am #

    Òtimo blog João Batista de Brito, alto nível, tanto no conteudo, como no visual. Parabéns!

  12. Adeilma Bastos dezembro 23, 2011 às 11:35 pm #

    Caríssimo João,

    Um presente aos amantes das imagens amadas! Parabéns pelo blogue e para nós que teremos o sempre embriagante brinde de ler suas reflexões sobre cinema!

    • João Batista de Brito dezembro 23, 2011 às 11:55 pm #

      Adeilma, já que temos nos encontrado tão pouco, encontremo-nos aqui, tendo o cinema como assunto. Beijos de João.

  13. Waldemar José Solha dezembro 28, 2011 às 7:00 pm #

    João, acabo de ver um filme argentino bastante curioso – Um Conto Chinês – de Sebastian Boresztein. Sua base me lembra um conto de Borges, em que o sujeito tem um sonho em que sob uma árvore tal, em tal lugar, no Oriente, encontraria um tesouro, pelo que vive mil peripécias até chegar lá, onde é preso, e ouve, da autoridade local que o que fizera fora uma tolice, pois ele mesmo sonhara que em tal cidade, na Argentina, sob uma árvore localizada em tal ponto, estaria um tesouro. Bem: a viagem ganha sentido duplo: o argentino volta pra cada, onde há a tal árvore do sonho que lhe fora contade e, além de ficar rico, aprende que os maiores tesouros estão, mesmo, ao nosso redor. Se v. não viu Um Conto Chinês, não perca.

  14. Cartaxo janeiro 11, 2012 às 6:55 pm #

    Parabéns! Com sua licença já baixei seus livros e em breve baixarei os artigos.
    Carlos Cartaxo

  15. joâo kruta neto janeiro 26, 2012 às 7:54 pm #

    Embora um leigo no assunto Cinema,fiquei muito feliz em seu blog de conteudo elegantissimo eo prazer e dedicação em tratar com profundidade sôbre os temas a que voçê se propõe .Parabens!!! do amigo de infancia com quem frequentei o Cine Teatro santo Antonio.Um grande abraço .

    • João Batista de Brito janeiro 27, 2012 às 12:35 pm #

      Joca, me dá grande alegria receber comentário vindo de você que, vivendo tão longe e há tanto tempo, foi meu amigo de infância mais querido; tomara que mantenhamos o contato. Forte abraço de seu eterno amigo, João.

  16. Fernando de Albuquerque Lima 83-8724-4416 janeiro 31, 2012 às 1:16 pm #

    Prezado João,
    Gostaria de entrar em contato contigo pelo telefone para tratar do lançamento de um concurso de filmes e vídeos que será lançado pela Controladoria-Geral da União, CGU.
    Aguardo sua ligação
    Fernando de Albuquerque Lima
    Fone: 83-8724-4416
    fernando.fal14@gmail.com

  17. Alessandra Brandão fevereiro 20, 2012 às 3:38 pm #

    Querido João, estou pra escrever há um tempão! Que bela ideia essa de cultivar sua crítica e suas Imagens Amadas também em um blog. É um presente que você oferece a nós, leitorxs desterritorilizadxs, essa oportunidade de ler seus posts mais recentes e poder “conversar” com você através dos comentários. Parabéns pela generosidade em compartilhar os escritos anteriores (ao blog) e até mesmo seus livros! amor ao cinema é isso!
    Grande abraço,
    Alessandra

  18. Alessandra Brandão fevereiro 20, 2012 às 3:40 pm #

    Querido João, estou pra escrever há um tempão! Que bela ideia essa de cultivar sua crítica e suas Imagens Amadas também em um blog. É um presente que você oferece a nós, leitorxs desterritorializadxs, essa oportunidade de ler seus posts mais recentes e poder “conversar” com você através dos comentários. Parabéns pela generosidade em compartilhar os escritos anteriores (ao blog) e até mesmo seus livros! amor ao cinema é isso!
    Grande abraço,
    Alessandra

  19. Milton Marques Júnior setembro 27, 2012 às 12:37 pm #

    Meu caríssimo JB, esta apresentação é simplesmente poética. Grande abraço,
    Milton

  20. Solange Correia Winiger dezembro 28, 2012 às 11:45 am #

    Que maravilha este teu cantinho cultural de alta qualidade que me dá possibilidade de acompahar o teu trabalho grandioso mesmo estando tão distante.
    Um abraço carinhoso,
    Solange

    • João Batista de Brito dezembro 28, 2012 às 12:58 pm #

      Solange, depois de tanto tempo sem comunicação, vamos ter o cuidado de não perder o contato. Com todo o afeto de João.

  21. Francisco Xavier dezembro 29, 2012 às 4:45 am #

    Está sendo um grande prazer conhecer teu trabalho!! Grande abraço!

  22. Jô Bonfim janeiro 23, 2014 às 6:29 pm #

    Oi João,
    Sempre que vejo um filme interessante, lembro de você. Acabo de ver “Nas Garras do Vício” (Claude Chabrol) Você conhece?
    Parabéns pelo Blog. Tenho recomendado sempre para os que amam cinema por aqui.
    Um beijo grande.

    • João Batista de Brito janeiro 24, 2014 às 2:00 pm #

      Sim, Jô, conheço “Nas garras do vício”, comecinho da nouvelle vague. Muito legal que você faça contato.
      Beijos.

      • Joao Kruta Neto janeiro 27, 2014 às 7:38 pm #

        Oi João Batista,meu grande amigo de infancia !!! infelizmente a vida tão corrida deixa uma lacuna que é hoje em dia os melhores cinemas e filmes só nos grandes Shopings,e quando lá vamos tem tanta coisa para se ver e curtir que acabamos não dando a devida atenção á setima arte,apesar da atual comodidade de podermos acessar em casa dezenas e mais dezenas de filmes nos canais de assinatura e com relativa qualidade nunca é aquele charme das grandes telas,a divulgação dos filmes de boa qualidade tambem deixa muito a desejar. Um beijo do amigo Joca.

      • João Batista de Brito janeiro 29, 2014 às 12:36 pm #

        Que bom ter notícias suas, Joca, meu amigo querido. Fiquemos em contato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: